DM #33 – Transparência

Tempo de leitura: 2 minutos

É muito comum as coisas não saírem como previsto em um projeto. E também é comum abrir mão da transparência na hora de reportar o andamento do trabalho pros interessados.

Afinal de contas, ninguém quer ser o agente das más notícias, não é?

No entanto, isso cria uma cultura de aparências dentro do time e da empresa, onde deixar a chefia feliz é mais importante do que expor e entender os problemas.

Nesse episódio do Desenvolver Mindset, você vai entender porque a transparência é algo fundamental para criar um ambiente de confiança, seja na sua equipe, na empresa ou até na sua família.

Depois de ouvir, deixa um comentário abaixo e me conta se esse insight te ajudou ou não. Mas seja transparente, nada de maquiar a sua opinião, hein…

Abraço!!

Principais insights desse episódio

Essa seção é uma transcrição dos insights mais importantes deste episódio, pra quem está sem tempo (ou sem saco) de ouvir tudo.

Quando as pessoas tão acuadas, quando as pessoas tão pressionadas, a reação mais normal é disparar a metralhadora da culpa nas outras pessoas.

Não interessa pra quem é a informação, ela precisa chegar da mesma forma pra todo mundo que tá envolvido com o trabalho.

As pessoas precisam saber a situação atual dos projetos, como o trabalho tá sendo desenrolado, quais são os problemas que estamos enfrentando.

Sem a transparência, não tem como criar um ambiente de confiança mútua.

Confiança é uma via de duas mãos, você confia na pessoa e ela confia em você. Quando ela vira uma via de mão única, alguma coisa com certeza tá errada.

Não tem como ser ágil se você não tem um processo de trabalho que seja transparente, que mostre onde tem problema.

A agilidade não serve pra evitar problemas, ela serve pra expor os problemas.

Dentro do ambiente de trabalho você é criado pra não errar, pra evitar erros e evitar problemas.

Na verdade, você deveria ser criado pra reagir rápido aos problemas e reagir rápido aos erros, pra que você consiga corrigir o quanto antes.

Como você vai resolver alguma coisa se você não consegue enxergar, não sabe que existe?

Quanto mais cedo você identificar um problema, mais tempo você tem pra reagir a ele, aprender, entender o que tem que fazer e corrigir o problema.