DM #37 – Um conceito pra trabalhar menos e entregar mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Trabalhar menos e entregar mais é o sonho de todo profissional de TI, principalmente daqueles que vivem no escritório até altas horas da noite.

Mas será que isso é possível?

E a resposta é bem simples: sim, desde que você aprenda a investir seus esforços da melhor forma.

Nesse episódio do Desenvolver Mindset, você vai saber mais sobre um conceito que pode te ajudar a trabalhar de um jeito mais eficiente, tanto em grandes projetos quanto em atividades pequenas.

Se quiser registrar a sua opinião, deixe um comentário abaixo e me diga se esse conteúdo foi útil pra você, estou bem curioso pra saber.

Abraço!!

Principais insights desse episódio

Essa seção é uma transcrição dos insights mais importantes deste episódio, pra quem está sem tempo (ou sem saco) de ouvir tudo.

Na maioria das vezes, 20% do seu esforço vão produzir 80% dos seus resultados.

Infelizmente a gente aprende a trabalhar muito orientado pra datas. Recebemos cobranças sobre cronograma, sobre prazo, sobre o tempo de determinada atividade, e esquece de olhar pro valor daquilo que se entrega.

80% das coisas que você faz no dia, em média, são coisas que não geram tanto valor.

A gente perde muito tempo fazendo coisas que não vão somar nada para aquilo que a empresa gostaria de fazer.

Quando a gente faz um projeto onde todas as atividades são colocadas num cronograma, planejamos fazer tudo, e o cliente não vê o trabalho andando de verdade, você é obrigado a criar reports, é obrigado a dar satisfação e fazer uma série de coisas pra acalmar ele, pra que ele saiba que o trabalho tá andando mesmo que ele não consiga ver.

Percebe onde entra o desperdício dos 80/20? É por isso que 20% do seu esforço geram 80% do resultado: porque enquanto você tá fazendo um projeto, precisa fazer milhares de coisas pra deixar o seu cliente contente, sendo que a única coisa que ele precisa é ver o resultado o quanto antes.

Esse é o conceito que os frameworks ágeis usam. Quando a gente diz que vai montar um backlog do produto e priorizar, estamos tentando encontrar aquilo que tem mais valor pro produto.