DM #41 – Toda equipe precisa aprender a dividir

Tempo de leitura: 2 minutos

Toda equipe precisa aprender a dividir o trabalho. Sei que parece algo banal, mas não é fácil encontrar um grupo que consiga fazer isso da melhor forma.

É normal afunilar o trabalho em algumas pessoas, seja porque elas são especialistas em alguma função ou porque são mais “confiáveis” aos olhos do chefe.

Nesse episódio do Desenvolver Mindset, você vai entender o que nos leva a essa situação de gargalo em certas pessoas, e como o fato de dividir o trabalho pode melhorar a eficiência do time e deixar todos mais satisfeitos.

Depois de escutar, deixe um comentário abaixo com a sua opinião, ela é muito importante pra mim e me mostra se estou na direção certa pra te ajudar.

Abraço!!

Principais insights desse episódio

Essa seção é uma transcrição dos insights mais importantes deste episódio, pra quem está sem tempo (ou sem saco) de ouvir tudo.

É muito óbvio que o pensamento de se montar uma equipe é reduzir o tempo, porque com mais pessoas você consegue fazer mais trabalho em menos tempo.

Para pra reparar na sua forma de trabalho atual: a gente monta equipes pra dividir o trabalho, mas geralmente não divide tanto.

Se esse cara (o especialista) faz um trabalho que gera atividades pra outras pessoas, acaba gerando um funil e todo mundo fica parado esperando ele terminar o trabalho.

Toda equipe tem um ponto de apoio, aquela pessoa que o chefe ou líder tem mais confiança em delegar os trabalhos difíceis. E, normalmente, o que acontece é que essa pessoa fica sobrecarregada.

Se você quer montar um time coeso, forte, ágil, que consiga trabalhar sozinho, que seja eficiente, você precisa aprender a dividir o trabalho.

A gente sabe que o time foi feito pra dividir o trabalho mas, na hora de por a mão na massa, temos dificuldade de fazer essa divisão.

O próprio time sente dificuldade em dividir, em delegar e confiar em algumas pessoas.

Se você tem um especialista dentro do time, incentiva ele a dividir o conhecimento.

Incentiva também o time a receber esse conhecimento, a pegar pra aprender a fazer.

Às vezes um conhecimento que você acha que não vai somar nada pode ser importante no futuro.

É muito importante que o time tome decisões. Se você empodera eles, todo mundo tem que ter voz pra votar e dizer o que acha, porque esse tipo de mindset fortalece a confiança entre o grupo.

Se você estiver embrenhado no meio do time, é muito difícil de enxergar que o trabalho não está sendo dividido da melhor forma.