DM #20 – Suba de nível (série Resolvendo Problemas)

Tempo de leitura: 1 minuto

Quer uma dica para solucionar problemas que parecem impossíveis? Suba de nível!

Este episódio do Desenvolver Mindset é o primeiro de uma série de 3 episódios especiais sobre resolução de problemas, um tema que tem tudo a ver com o nosso trabalho na área de TI.

Afinal de contas, problema é o que não falta no nosso dia a dia, não é?

Depois de escutar, deixe um comentário abaixo pra me dizer se essa dica foi útil, e se você gostou desse formato de episódio mais curto e direto ao ponto.

Abraço!!

Principais insights desse episódio

Essa seção é uma transcrição dos insights mais importantes deste episódio, pra quem está sem tempo (ou sem saco) de ouvir tudo.

Não existem problemas complexos, só existem problemas que você AINDA não sabe resolver.

Às vezes a gente encontra problemas que estão num nível acima do que estamos agora. É muito difícil lutar contra esse tipo de problema, se você é uma pessoa de nível 1, não vai conseguir resolver um problema de nível 5.

Ao invés de ficar se batendo contra o problema, tentar fazer coisas malucas ou tentar resolver de qualquer jeito, você precisa se preparar mais.

Quando você for uma pessoa de nível 6, um problema de nível 5 vai parecer pequeno, vai parecer idiota.

Se você está com um problema muito grande, que você acha que é muito complexo: para um pouco, respira e vai estudar, vai procurar conhecimento, vai procurar a ajuda de outras pessoas pra tentar evoluir.

Quando você for maior do que o problema que tá enfrentando, com certeza você vai olhar e dizer “ah, isso é molezinha, já sei resolver”.

Você não precisa ser um gênio pra resolver um problema. Até porque os gênios, um dia, não foram gênios: eles só alcançaram esse patamar porque se prepararam e alcançaram um outro nível.