Desenvolver Idéias: um guia para mudar sua mente e alavancar sua carreira

Olá! Meu nome é André Okazaki, sou o fundador do Desenvolver Idéias. Se você trabalha na área de TI e tem se perguntado:

  • Estou trabalhando demais, o que fazer para melhorar?
  • Será que existe uma forma de diminuir a pressão e o estresse do dia-a-dia?
  • É possível entregar um projeto com tranquilidade e sem sofrimento?

… então você está no lugar certo.

Atualmente, TI é uma das melhores áreas para se trabalhar. Afinal, estamos em uma época em que praticamente qualquer coisa tem grande dependência da tecnologia. E essa dependência gera avanços cada vez mais rápidos, numa velocidade nunca vista antes.

Por conta disso, o ritmo de trabalho dos profissionais de TI está aumentando na mesma proporção. Você sente que está trabalhando mais nos últimos anos? Não é só uma impressão, é realidade.

Isso acontece porque o nosso mindset, nossa forma de pensar, não está acompanhando as mudanças. Ele ainda reforça a idéia de hard work (trabalho exaustivo, muitas horas), quando o momento atual exige smart work (trabalho inteligente, focado e produtivo).

Faz sentido para você?

Informe o seu email abaixo para que eu possa te enviar as atualizações do site e outros conteúdos exclusivos.

Conteúdo VIP

Cadastre o seu email e receba gratuitamente as atualizações do blog e conteúdos exclusivos! Você também vai ganhar o ebook 10 hábitos simples para turbinar a performance do profissional de TI.>

Como o Desenvolver Idéias pode te ajudar?

Sei que a vida dos profissionais de TI não é muito fácil. Trabalhar muitas horas por dia, pressão, estresse, sedentarismo, problemas de saúde, tudo isso faz parte da rotina e é de conhecimento geral.

O que quase ninguém percebe é que tudo isso pode ser evitado, reduzido ou até eliminado. Boa parte desses problemas está relacionado ao nosso mindset.

Ao longo da carreira, nossa mente cria várias crenças limitantes, e esses bloqueios geram um efeito “bola de neve” que tornam o trabalho cada vez mais caótico.

Não é fácil remover esses bloqueios mentais, mas com orientação e dedicação, qualquer pessoa consegue. Qualquer pessoa mesmo.

Essa é a missão do Desenvolver Idéias: transformar o mindset dos profissionais de TI.

O futuro de TI está na mente das pessoas que trabalham na área. A tecnologia só vai avançar de forma sustentável se tivermos profissionais com a vida equilibrada, trabalhando com satisfação, com aquele brilho nos olhos.

Reclamar do seu trabalho, do seu chefe ou dos seus colegas incompetentes não vai te levar a lugar algum – no máximo, vai te levar ao psicólogo. Sua vida só vai mudar quando você mudar o seu mindset.

Eu realmente acredito nisso.

Sobre o cara que escreve aqui

Vou contar um pouco da minha história para que você entenda os motivos que me levaram a criar o Desenvolver Idéias. E também porque isso vai ajudar a diminuir a sua impressão de que eu sou um japonês nerd com cara de tonto, que fica escrevendo bobagem na Internet.

Entrei na área de TI em 2000 como estagiário em uma consultoria pequena, que atendia grandes clientes (bancos, na sua maioria). Comecei como web designer, e depois virei programador. No começo achei estranho, mas aprendi a gostar de programar.

Saí dessa consultoria e trabalhei como terceiro em várias empresas de ramos diferentes. Tive a oportunidade conhecer muitas metodologias, áreas de negócio e tecnologias. Adquiri uma boa carga de experiência, e estava adorando aquilo. Sempre gostei de aprender com novos desafios.

Porém, depois de alguns anos, minha carreira se estabilizou e… estagnou. Tinha um bom emprego, um bom salário, mas comecei a me sentir incomodado.

Reclamava muito do trabalho, tudo passou a ser cansativo e irritante. Pensei várias vezes em mudar de área. Cheguei à mesma conclusão que a maioria dos profissionais: trabalhar com TI é assim mesmo. Pelo menos, paga bem.

Eu me tornei um profissional medíocre, e não me dei conta.

Uma grande mudança na vida

O casamento e o nascimento de um filho desencadeiam grandes mudanças na vida de um homem. E comigo não foi diferente. Em menos de 1 ano o meu mindset mudou do “modo farra” para o “modo família”.

Tem gente que acha que isso é o começo do fim. Pra mim, foi o fim do começo. Um marco na minha evolução pessoal.

Essa mudança para o “modo família” me fez olhar diferente para vários aspectos da vida. E o principal deles foi o lado profissional, onde a estagnação ainda me incomodava muito.

O insight que faltava

Depois de muito tempo descontente com o trabalho, o “modo família” me fez perceber que precisava mudar. Comecei a pesquisar e estudar sobre vários assuntos que pudessem me tirar daquele estado.

Estudei tudo o que encontrava sobre Scrum, XP, Lean, TDD, Arquitetura de Software, ALM, e várias outras técnicas e metodologias. Muito conhecimento agregado, mas poucas mudanças efetivas na carreira.

Até que, por acaso, minha pesquisa se voltou para desenvolvimento pessoal e auto conhecimento. Tive contato com livros e cursos que desencadearam uma série de mudanças no meu mindset. E a partir daí, comecei a mudar várias coisas no meu comportamento e na direção da minha carreira.

Essa mudança de mentalidade surtiu um efeito incrível. As coisas que me incomodavam, que antes pareciam gigantes, se transformaram em pequenos problemas, que eram resolvidos a cada passo dado.

Quando percebi, minha insatisfação havia se transformado em motivação. Eu procurava o problema nos outros, mas na verdade o problema era eu mesmo.

Seja a mudança que você quer ver no mundo. – Ghandi

Ao ler essa frase, tive um insight: assim como eu, a maioria dos profissionais de TI dedica muito tempo ao aperfeiçoamento técnico, mas poucos trabalham para aprimorar o seu mindset.

E então…

Foi assim que surgiu o Desenvolver Idéias. Dividir o conhecimento que adquiri nessa jornada pode ajudar outros profissionais, e vai me ajudar a aprender cada vez mais. Todo mundo ganha!

É um dos caminhos que encontrei para melhorar o mundo. Nem que seja em 1%.

Bom, vou parar por aqui, porque já está bem longo para uma apresentação.

Se quiser falar comigo sobre o site, trabalhos, palestras, ou se só quiser tomar uma cerveja e falar sobre qualquer coisa, fique à vontade para entrar em contato!

E informe o seu email abaixo para receber as atualizações do Desenvolver Idéias. Também utilizo esse canal para te enviar conteúdos exclusivos.

Abraço!!

Conteúdo VIP

Cadastre o seu email e receba gratuitamente as atualizações do blog e conteúdos exclusivos! Você também vai ganhar o ebook 10 hábitos simples para turbinar a performance do profissional de TI.>