DM #53 – 2 dicas pra resolver problemas

Tempo de leitura: 1 minuto

Toda profissão existe pra resolver problemas, mas na área de TI a carga é dobrada: além de lidar com os nossos próprios problemas, temos que resolver o problema dos outros.

Tudo bem que a maior parte do nosso tempo é dedicada a corrigir problemas que nós mesmos causamos, mas isso não vem ao caso agora…

É por isso que eu sou apaixonado por técnicas e insights sobre problem solving (que é um termo mais hipster do que resolução de problemas).

Nesse episódio do Desenvolver Mindset vou te passar 2 dicas pra ajudar a resolver problemas, baseadas em insights que tive num treinamento.

Lá eu escutei 2 frases que me fizeram pensar muito sobre o assunto. Tenho certeza que você também vai pensar e chegar a conclusões bem úteis pro dia a dia.

Não esquece de deixar um comentário aí embaixo pra registrar a sua opinião, ou até pra deixar mais alguma dica sobre o tema.

E se quiser que esse conteúdo alcance mais pessoas, assina o canal do Desenvolver Idéias no YouTube e clica em “gostei” no vídeo!

Abraço!!

Sobre a expressão “fazer disso um cavalo de batalha”:

De acordo com a pesquisa que eu fiz sem nenhum embasamento científico ou histórico (ou seja, só pesquisei no Google), descobri que vem de um jargão teatral que representa o grande papel ou criação artística que deu fama à um ator ou atriz.

Por sua vez, o jargão vem do francês cheval de guerre, termo usado pra se referir ao cavalo da nobreza, que era o mais pomposo e enfeitado pra se destacar no meio do batalhão.

Interessante? É, eu também não achei…

Links de referência:
http://ditoscuriosos.blogspot.com.br/2012/12/cavalo-de-batalha.html
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-origem-de-cavalo-de-batalha/16644