Recomendações e Ferramentas

Essa lista é uma compilação de várias coisas que ajudaram (e ainda ajudam) na minha jornada. São ferramentas, livros e pessoas que mudaram o meu mindset em algum momento, e que foram determinantes para o meu sucesso. Tenho certeza que elas também vão trazer valor para você.

Como eu prezo pela transparência, vou te contar um detalhe importante: alguns links da lista são remunerados. Ou seja, se você comprar/assinar o produto, eu recebo uma comissão. Não estou indicando só pra ganhar dinheiro, tudo o que está nessa lista realmente causou um impacto positivo na minha vida – até porque quase todos os itens são gratuitos ou tem uma versão grátis que já é suficiente. Então, nada mais legal do que indicar algo que pode te ajudar e ainda ter a possibilidade de ganhar um troco, certo?

Os itens estão agrupados nas categorias abaixo (clique nos links para ir direto):

Obs.: os links de apps são da versão Android, mas todos eles tem uma versão para iPhone, ou tem um app muito similar.

Ferramentas que utilizo

MindmeisterMindMeister (Grátis com limitações)

Uma ótima ferramenta para criar mapas mentais, muito intuitiva e prática. E o melhor de tudo: é 100% online. A versão grátis permite armazenar apenas 3 mapas simultaneamente, e é possível exportar somente como PDF ou imagem – o que é suficiente na maioria dos casos.

MeistertaskMeisterTask (Grátis com limitações)

Da mesma empresa do MindMeister, é uma ferramenta para controle de atividades. De todas as ferramentas Kanban que eu já testei, o MeisterTask é a melhor. Ele é integrado ao MindMeister, então você não precisa criar um login pra cada ferramenta. A versão gratuita tem todos os recursos necessários no dia a dia, e a versão paga conta com várias integrações com ferramentas de mercado, como Slack, Jira e Asana.

EvernoteEvernote (Grátis)

Um dos meus apps preferidos, essa é a melhor ferramenta de anotações que já testei. Dá pra fazer quase tudo o que você imagina: criar notas com formatação, notas com escrita manual, capturar conteúdo da web no esquema copiar/colar pra ler depois, criar lembretes com notificações no celular, e muito mais. Tem uma versão paga também, caso você precise de recursos mais avançados de trabalho em grupo ou de mais armazenamento.

CanvaCanva (Grátis)

Uma ferramenta incrível para construir layouts, mesmo que você não seja designer. Simples de usar, tem templates pra todo tipo de necessidade – de páginas de redes sociais até cartões de visita ou flyers. Templates mais elaborados são pagos, assim como algumas imagens e fotos.

Meditation musicMeditation Music (Grátis)

Esse app tem vários sons ambientes para meditar, relaxar, ou até mesmo para ajudar na concentração enquanto trabalha. Os anúncios não interferem em nada, mas você pode pagar para removê-los.

Brain focusBrain Focus (Grátis)

Um ótimo app para produtividade, ajuda a controlar o tempo usando a técnica Pomodoro. Ele tem dois recursos que não encontrei em outros apps do mesmo tipo: permite alterar o tamanho dos blocos de tempo de trabalho e descanso, e tem um modo “não perturbe”. A versão paga remove os anúncios e oferece um widget.

Google agendaGoogle Agenda (Grátis)

Parece um app idiota, mas ele é bem mais prático do que qualquer outro de agenda, principalmente pra quem usa Android ou tem uma conta no Google – ou seja, praticamente qualquer pessoa. Além de organizar compromissos, também utilizo para controlar datas de pagamento. E a integração com os outros apps do Google é uma mão na roda.

Google drive Google Drive (Grátis)

Além da praticidade de ser integrado com os serviços do Google, o Drive foi a minha porta para um mundo paperless. Passei muito tempo imprimindo todo tipo de tralha pra arquivar em pastas que ficam pegando poeira na gaveta. Agora vai tudo pra nuvem, em formato PDF. Acho que reduzi o uso de papel em uns 70%. O planeta agradece.

Google keepGoogle Keep (Grátis)

É um app de anotação bem simples, e isso faz com ele seja mais prático do que o Evernote em várias situações. Eu costumo usa-lo pra criar to-do lists de tarefas rápidas, que não preciso guardar depois de terminar – listas de supemercado, afazeres domésticos, coisas que não posso esquecer antes de sair de casa, etc.

Livros que podem mudar a sua vida

Eu coloquei os links da Amazon porque normalmente o preço deles é melhor. Se você não é adepto dos ebooks, eu te aconselho a experimentar porque é sempre mais barato do que o livro físico, além de ser mais prático – você pode baixar o app do Kindle e ler no celular, por exemplo. Para os livros em português que só tem a versão física, eu deixei um link para o ebook em inglês.

mente milionariaOs Segredos da Mente Milionária

Esse foi o livro que mais impactou a minha vida até agora, mudando a minha visão sobre trabalho e carreira. O autor mostra que as pessoas que acumulam riqueza tem a mesma forma de pensar, e que esse mindset pode ser aprendido. Também fala sobre vários bloqueios sociais e culturais que nos impedem de enriquecer.

pq algumas pessoas fazem sucessoPorque Algumas Pessoas Fazem Sucesso E Outras Não (Mindset)

(Ebook em inglês)
A tradução do título para o português é bizarra, mas o livro é sensacional. A autora diz que existem dois tipos de mindset: o fixo, que cria estereótipos, preconceitos e bloqueia o aprendizado (nasci assim, sou assim e vou morrer assim); e o construtivo, que vê as dificuldades como um desafio e busca a evolução pra supera-las. O projeto do Desenvolver Idéias nasceu dessa linha de pensamento.

poder do habitoO Poder do Hábito

Nesse livro o autor vai fundo no funcionamento da mente humana para explicar como um hábito é inserido em nossa vida. Uma leitura muito interessante, principalmente se você já tentou se livrar de algum tipo de vício, como o cigarro. Algumas das dicas do ebook dos 10 hábitos foram inspiradas nesse livro (já baixou o ebook? Em algum lugar dessa página tem uma explicação de como recebê-lo em seu email).

sonho grandeSonho Grande

Esse livro é inspirador em vários sentidos. Ele conta a trajetória do trio de empreendedores que comanda corporações gigantes, como Ambev, Americanas.com e Burguer King. Não encare esse livro como uma simples biografia de pessoas de sucesso. Foque sua atenção na importância da meritocracia e, principalmente, no poder da intenção. Nas palavras de Beto Sicupira, um dos protagonistas: “Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho”.

scrum arte de fazerScrum – a arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo

Essa é uma leitura obrigatória pra quem pretende estudar sobre o framework. Jeff Sutherland, que é o autor do livro e co-criador do Scrum, fala sobre vários aspectos da criação do método, com muitos “porquês” – por que foram criados os papéis do Product Owner e do Scrum Master, por que cada evento deve ser realizado em momentos específicos, e por aí vai. Particularmente, eu gostei muito da parte onde ele cita exemplos de aplicações fora da área de TI, como escolas e construção civil. Olhar sob outra perspectiva ajuda a entender melhor os conceitos.

fora de serieFora de série – Outliers: Descubra por que algumas pessoas têm sucesso e outras não

Um livro que mudou um aspecto muito importante no meu mindset: a genialidade não é um passaporte para o sucesso. Gênios podem ter origem em fatores aleatórios, como herança cultural e acesso a oportunidades, mas eles só atingem o sucesso depois de praticar exaustivamente a sua arte – ao menos 10.000 horas, segundo o autor. E isso se aplica a qualquer área e profissão: pode ser um artista plástico, um esportista ou até um programador.

arte de fazer acontecerA Arte de Fazer Acontecer

(Ebook em inglês)
O método Getting Things Done é bem conhecido dos estudiosos sobre produtividade. Ele é um pouco antiquado para os dias atuais, mas o conceito é realmente fantástico e é muito eficiente. Eu fiz algumas adaptações trocando as pastas físicas por cadernos no Evernote, e tem funcionado bem pra mim. A leitura é um pouco chata em alguns trechos, mas vale a pena (uma dica: se começar a ficar chato, pule para o próximo subtítulo, essas partes não fazem tanta diferença).

Pessoas incríveis para seguir

goffiGabriel Goffi

Esse é o cara mais maluco dessa lista. E boa parte das mudanças positivas na minha vida que ocorreram nos últimos anos foram culpa dele, inclusive o projeto do Desenvolver Idéias. Ele é um especialista em estilos de vida de alta performance, em todos os sentidos – pessoal, profissional, social, tudo. O conteúdo que ele oferece é realmente impactante, vale a pena demais!

murilo gunMurilo Gun

Ele é conhecido por ser humorista nos palcos do stand up e na TV, mas muitos não sabem que ele é um grande empreendedor e um ótimo educador. Suas palestras e cursos sobre criatividade são bem conhecidos no mundo corporativo. E o melhor de tudo é que ele não abandona o seu lado comediante, fazendo com que a experiência de segui-lo seja bem divertida.

geracao de valorGeração de Valor

Quem não conhece Flávio Augusto, fundador da Wise Up e proprietário do Orlando City, o time do Kaká nos EUA? O cara é cheio de compromissos, mas todo santo dia ele reserva um tempo pra postar algum texto inspirador no Geração de Valor, a sua página no Facebook. E tudo isso sem cobrar um tostão. Seus dois livros (de mesmo nome) são best sellers há meses, e ele doa todo o dinheiro dessas vendas pra reformar escolas.

leo alvarengaLeo Alvarenga

O Vá Mais Longe começou como um congresso online gratuito e com várias palestras sobre desenvolvimento pessoal e auto conhecimento, e o Léo Alvarenga é um dos idealizadores. Hoje o VML se tornou um projeto pra ajudar as pessoas a descobrir o seu propósito e viver uma vida melhor. Ele tem muito material gratuito e de ótima qualidade no site, e é comum aparecer pra dar aulas online (gratuitas também).

chico montenegroChico Montenegro

O Chico é o outro fundador do Vá Mais Longe e o projeto “solo” dele é mais voltado pra assuntos como produtividade e estruturação de negócios. Admiro muito a atenção que ele e o Léo Alvarenga dedicam aos seguidores, eles realmente se preocupam em ajudar. Já coloquei várias dicas dele em prática, com resultados muito positivos.

Podcasts que acompanho atualmente

Os links apontam para os sites de cada podcast, mas eu recomendo que você use algum app e escute no celular. Além de ser mais prático, você pode ouvir enquanto está no carro ou no ônibus. Se você usa Android, eu recomendo o Podcast Republic ou o Podcast Addict. O iPhone tem um app nativo que é muito bom. Agora, se você usa Windows Phone, boa sorte… 🙂

guncastGunCast

Eu gosto do podcast do Murilo Gun porque ele divide umas sacadas diferentes e aleatórias (criatividade, empreendedorismo, disrupções, etc.), que são muito interessantes e me fazem refletir. Como os episódios são curtos, ele consegue publicar novos episódios 3 vezes na semana.

gvcastGVCast

Sou muito grato ao Geração de Valor porque foi ele que me fez perceber que podcasts são uma fonte incrível e prática de aprendizado. Apresentado pelo Flávio Augusto, um dos maiores fomentadores do empreendedorismo no Brasil, traz assuntos que provocam o nosso lado questionador e mexem com o nosso mindset.

optimizeOptimize

Eu comecei a ouvir esse podcast por indicação do Murilo Gun, e fiquei surpreso com o conteúdo – tanto pela quantidade quanto pela qualidade. A idéia é “otimizar a você mesmo” através de dicas sobre vários assuntos, como psicologia, auto conhecimento, desenvolvimento pessoal, e muito mais. Eu também aproveito para estudar inglês, já que o apresentador Brian Johnson fala numa velocidade que eu consigo acompanhar.

nerdcastNerdcast

Esses caras dispensam comentários. O Jovem Nerd é uma das maiores referências de conteúdo pra Internet no Brasil, e o podcast deles é fantástico. É muito bom pra relaxar, pois vários assuntos são malucos e aleatórios, e sempre tem uma boa pitada de humor e descontração. Mas também tem muito conhecimento disponível sobre assuntos científicos, como no episódio sobre ondas gravitacionais, e até sobre TI, quando falaram sobre o trabalho de programador no exterior.

 

Seja um profissional de TI diferenciado

Atualizações do blog, conteúdos exclusivos, e o ebook 10 hábitos simples para turbinar a performance do profissional de TI. Tudo isso no seu email!>