DM #39 – Às vezes é bom mudar de perspectiva

Tempo de leitura: 3 minutos

A imagem deste post é composta por famosos truques de perspectiva.

Do lado esquerdo, você consegue ver a moça e a senhora? E do lado direito, consegue ver os rostos e o vaso?

A habilidade de mudar de perspectiva em determinadas situações pode ser um grande diferencial na sua carreira. É algo que pode te ajudar a solucionar problemas que parecem impossíveis de resolver, ou a tomar decisões em momentos difíceis.

E nesse episódio do Desenvolver Mindset, eu compartilho um insight sobre esse tema, que surgiu enquanto estava lendo um livro.

Foi uma leitura bem interessante, porque me fez pensar nessa habilidade sob um ponto de vista que eu nunca havia pensado. Me fez olhar por outra perspectiva!

Não se esqueça de deixar um comentário abaixo pra registrar a sua opinião, isso é muito importante pra eu saber se estou te ajudando ou não.

Abraço!!

Principais insights desse episódio

Essa seção é uma transcrição dos insights mais importantes deste episódio, pra quem está sem tempo (ou sem saco) de ouvir tudo.

De vez em quando é importante você mudar a sua perspectiva, a forma como você olha pras coisas.

Isso é muito importante pra liberar a sua criatividade, quebrar paradigmas que existem dentro da sua cabeça.

Quebrar paradigmas te ajuda a enxergar novas possibilidades.

Tem muita gente que fica trabalhando, sei lá, na contabilidade, e não gosta de contabilidade. Mas fica lá porque pensa “ah, já faço isso há muito tempo”, “é o que eu sei fazer”, e fica a vida toda reclamando.

Se você conseguir se aposentar, pensa que você vai ficar 30, 40, 50 anos fazendo o que não gosta! Então porque deixar um paradigma idiota limitar as suas possibilidades?

Não é só porque você tá numa empresa boa, que te dá um salário bacana, um benefício bacana, que isso te faz feliz. Às vezes você tá trocando a sua saúde mental, sua saúde física, o seu convívio familiar por um trabalho que você não gosta.

O nosso comportamento é limitado por hábitos.

Quantos hábitos você consegue perceber que limitam as suas ações, que fazem você fazer as coisas sempre da mesma forma?

É por isso que é tão difícil fazer a implantação ágil numa empresa, porque todo mundo já tem na cabeça um roteiro, um paradigma, tem hábitos da forma de trabalho atual.

Se você tá com um pepino pra resolver, às vezes a solução não vem porque você tá muito focado naquilo, tá olhando há muito tempo. Experimenta tirar o zoom e olhar por uma perspectiva mais ampla.

Se você quer mudar de área, mudar de país, ou mudar de empresa, e tá na dúvida, experimenta olhar da perspectiva de outra pessoa: da sua esposa ou marido, da sua família, dos seus amigos.

Pode ser que você queira mudar alguma coisa no trabalho da sua equipe. Você não tem que focar em ficar martelando as coisas na cabeça de todo mundo, você tem que oferecer uma nova perspectiva pras pessoas.

E na hora de vender essa idéia de mudança pro time, você também precisa mudar a sua perspectiva, precisa trabalhar a empatia.