DM #36 – Pare de pedir permissão

Tempo de leitura: 2 minutos

Se você quer fazer coisas grandiosas, pare de pedir permissão! Eu adoro essa frase…

Calma, não é pra você virar um rebelde e fazer o que der na telha no seu trabalho. É que, às vezes, a burocracia e a lentidão das grandes empresas podem matar a criatividade dos colaboradores.

Fazer algo sem pedir permissão tem os seus riscos, mas se você souber gerenciar isso, pode ter resultados realmente expressivos na sua carreira.

Nesse episódio do Desenvolver Mindset, eu falo mais sobre essa frase que escutei no Agile Brazil 2016, e que impactou a minha carreira diretamente. Garanto que, se você colocar essa dica em prática, coisas incríveis vão começar a acontecer.

Depois de ouvir, deixa um comentário aí embaixo e me diz o que achou desse episódio. A sua opinião é realmente importante pra mim.

Abraço!!

Principais insights desse episódio

Essa seção é uma transcrição dos insights mais importantes deste episódio, pra quem está sem tempo (ou sem saco) de ouvir tudo.

Se você quer alcançar coisas grandes, quer realizar coisas grandes, pare de pedir permissão.

Nesses ambientes (mundo corporativo) a gente é cercado de burocracias, é cercado de regras, imposições, poréns.

Eu escutava muito que “o tempo da empresa é diferente do seu tempo”, e achava que isso era uma linha de pensamento correta.

Hoje eu discordo um pouco, acho que o mercado (principalmente TI) não em espaço pra ficar esperando a boa vontade das pessoas dizerem se pode ou se não pode fazer algumas coisas.

Existe muito medo dentro do mercado corporativo de TI que nos impede de avançar e mudar uma tecnologia.

As empresas grandes tem muita resistência com isso. Elas tem os seus motivos, não acho que seja sempre em vão, mas eu diria que boa parte dessa lentidão não é justificável. Poderia ser mais rápido.

Às vezes a gente tem boas idéias, idéias fantásticas, e não consegue colocar em prática. Na maioria das vezes a gente tem medo de assumir os riscos, e pedir permissão tem a ver com isso.

Como a gente não quer assumir esses riscos sozinhos, pedimos permissão pro chefe, pro chefe do chefe, pra que, se alguma coisa der errado, você possa se isentar da culpa.

Pra realizar coisas grandes, nem sempre você vai conseguir permissão.

É claro que existe um risco, tem que começar a tomar os riscos pra você. Não dá pra fazer coisas grandes sem correr riscos.

Não existe ninguém nesse mundo que conseguiu fazer alguma coisa muito incrível e não correu risco nenhum.

Você não precisa pedir pra fazer aquilo que você tem que fazer.

Se você quer fazer coisas incríveis, não peça permissão. Faça!

  • Ricardo Falcades

    Muito bom, falou tudo. Fazer acontecer com responsabilidade.