DM #40 – Não trabalhe mais quando a solução é trabalhar melhor

Tempo de leitura: 3 minutos

Não trabalhe mais quando a solução é trabalhar melhor.

Essa frase é do Tim Ferris, autor do livro Trabalhe 4 Horas por Semana, e ela é perfeita pra quem trabalha com TI.

Quem nunca precisou parar o que estava fazendo pra atender alguma emergência? Projetos em crise, problemas do dia a dia, falhas de segurança…

Nesses momentos críticos, é bem comum achar que o plano mais efetivo é juntar muita gente pra trabalhar muitas horas por dia. Porém, essa solução nem sempre é a melhor – e às vezes nem resolve o problema.

Nesse episódio do Desenvolver Mindset, você vai entender como o foco na eficiência do fluxo de trabalho pode economizar o dinheiro da empresa, horas de sono da equipe e talvez até algumas sessões de terapia.

Depois de ouvir, deixe um comentário abaixo e me diga o que achou desse episódio, gostaria muito de saber a sua opinião.

Abraço!!

Principais insights desse episódio

Essa seção é uma transcrição dos insights mais importantes deste episódio, pra quem está sem tempo (ou sem saco) de ouvir tudo.

Eu tirei essa frase do livro Trabalhe 4 horas por semana, do Tim Ferris.

O grande problema é que, principalmente nas grandes empresas, se pensa muito em prazo.

O target do prazo é muito forte. E aí o que a gente vê são entregas ruins, sem qualidade e muito, muito retrabalho.

Olhar só pro prazo e pro escopo te leva a pensar que quanto mais você trabalha, mais você entrega. Ou seja, se você trabalhar mais horas por dia, você vai entregar antes do prazo previsto.

Não funciona assim. E o motivo pra não funcionar é muito simples: não funciona porque nós não somos máquinas.

Por outro lado, quando você olha pro valor da entrega, praquilo que é mais importante pro contexto onde você tá trabalhando, você começa a pensar mais sobre como melhorar o seu fluxo de trabalho, como ser mais eficiente com aquilo que já tem.

A primeira dica é ter clareza, entender aquilo que você vai fazer antes de começar a fazer.

Como você vai saber que o que tá fazendo tá certo se você não sabe direito o que precisa ser feito?

E como você pode fazer pra ter mais clareza? Faça perguntas, crie perguntas. E pra fazer essas perguntas, use palavras como “quem”, “quando”, “como”, “por que”.

A segunda dica é sobre organização, pensar em como você vai trabalhar, o fluxo do seu trabalho.

Antes de começar a fazer você precisa se organizar, colocar as coisas no papel. Pensa direito nas etapas que você vai seguir, aquilo que vai fazer primeiro e aquilo que pode fazer depois.

As pessoas criativas são extremamente organizadas.

Priorizar é muito importante. Uma vez que você tem clareza do que precisa ser feito, você tem plena condição de priorizar o trabalho.

20% dos seus esforços trazem 80% dos seus resultados. Significa o seguinte: se você montar uma lista de priorização, as coisas que estão no topo dessa lista vão representar o maior ganho.

Então, quanto mais cedo você entregar isso, mais a pressão vai diminuir sobre o seu trabalho.

Enquanto você tá com alguém te chicoteando, falando que precisa entregar, o stress não vai deixar você pensar. Então, quando entrega as coisas mais importantes primeiro, esse stress é automaticamente aliviado.