DM #23 – Meditação não é só pra monges

Tempo de leitura: 2 minutos

Sabia que meditação não tem nada a ver com religião, e que você não precisa ser um monge pra praticar?

Pois é, eu não sabia. E, assim como muitas pessoas, também tinha um certo preconceito e achava que meditação era coisa de budista ou daqueles malucos com cara de bicho grilo que vendem artesanato na rua.

Mas isso mudou quando deixei esses preconceitos de lado e comecei a praticar. Depois de um tempo, a mudança na minha mente ficou bem nítida, e resultados incríveis começaram a aparecer.

E neste episódio do Desenvolver Mindset, vou te contar como a meditação me ajudou a encarar momentos de crise no trabalho sem surtar, e como ela pode ser uma peça importante na evolução da carreira de todo profissional de TI.

Se quiser discutir sobre o tema, deixe um comentário abaixo. Me diga se gostou, se não gostou, se já tem experiência com meditação, se tem vontade de começar mas não sabe por onde, ou sei lá, qualquer outra coisa. Adoraria saber a sua opinião!

Abraço!!

Principais insights desse episódio

Essa seção é uma transcrição dos insights mais importantes deste episódio, pra quem está sem tempo (ou sem saco) de ouvir tudo.

Meditação é como praticar um esporte. Se você quer jogar bola, não precisa ser um atleta do futebol e treinar todos os dias de manhã e de tarde. Praticando uma vez por semana, você já é um praticante do futebol, provavelmente já vai colher os benefícios do esporte.

Você não precisa meditar por oito horas todos os dias. Se você conseguir fazer isso por 5 minutos todos os dias, com certeza já vai colher os benefícios.

Eu gosto de dar um exemplo: quando você compra um computador novo, ele tá voando, tudo abre muito rápido. Conforme você vai usando ele vai ficando cada vez mais devagar. Sua mente é muito parecida com isso, quanto mais você usa mais detonada ela vai ficando, você começa a esquecer as coisas, demora mais pra aprender coisas novas…

O que a gente faz com o computador é mandar pra assistência, procurar um programa que limpa a memória e o HD, desinstalar programas que não usa mais. Esse trabalho de limpeza é o que a meditação faz na sua mente.

Existem estudos que associam a prática da meditação com a neuroplasticidade do cérebro, com o aumento da sua capacidade. Não é uma coisa que você só percebe, é um fenômeno físico de verdade.

Tira da sua cabeça os preconceitos que você tem sobre o assunto. Eu digo isso porque eu tinha esses preconceitos, e realmente faz muita diferença hoje na minha vida.

Começa com 2 minutos por dia, depois você aumenta pra 5 minutos por dia.

A grande diferença entre as pessoas que fazem muita merda e as pessoas que fazem muita diferença no mercado de trabalho é que, na hora da crise, as pessoas que fazem a diferença conseguem pensar com calma, conseguem ter clareza.