DM #26 – Qual o seu diferencial no mercado de trabalho?

Tempo de leitura: 2 minutos

Você tem algum diferencial no mercado de trabalho? Algo que te destaca dos outros profissionais?

Essa pergunta ficou na minha cabeça depois de ler o livro Você é indispensável, do Seth Godin. Será que investimos o suficiente em habilidades que possam nos tornar únicos?

Neste episódio do Desenvolver Mindset, eu te convido a pensar sobre esse “algo a mais” pra deixar de ser só mais um currículo com a esperança de ser promovido, contratado ou de arrumar um emprego melhor.

E não se esqueça de deixar um comentário abaixo com a sua opinião, eu realmente gostaria de saber se essa reflexão te ajudou ou não.

Abraço!!

Principais insights desse episódio

Essa seção é uma transcrição dos insights mais importantes deste episódio, pra quem está sem tempo (ou sem saco) de ouvir tudo.

Se existe um produto vendido na Internet por duas lojas diferentes, é muito provável que você vai usar um buscador de preços pra achar qual das lojas vende esse produto com o preço menor.

Na hora de fazer a entrevista, tem alguma coisa que chama a atenção em determinada pessoa e que não chama a atenção em outra pessoa.

O fato é que alguma coisa que o selecionador extrai de uma pessoa faz ele querer que essa pessoa trabalhe pra empresa.

Esse “o quê” a mais pode ser uma habilidade, pode até ser uma questão de empatia mesmo.

Existem características que fazem com que as empresas gostem mais de você e não de outras pessoas. Essas características são muito particulares, dependendo do lugar que você está ou do lugar onde você quer estar, essas características são diferentes.

Será que você está deixando o vento levar e não está se preocupando em ter esse diferencial?

Por que alguns trabalhos são passados pra algumas pessoas e pra você não? Será que isso já aconteceu com você? E quando aconteceu, você ficou só xingando? Quando outra pessoa foi promovida você ficou pensando que ela era puxa-saco do chefe? Ou será que você parou pra pensar no quê ela tinha de diferente e que chamou a atenção dos chefes?

E quando você tá disputando uma vaga, será que você pensou nisso, tentou trabalhar isso?

É seu papel entender o porquê você não passou, fazer uma análise da sua entrevista, daquilo que você falou, e às vezes até dos seus conhecimentos, pra saber porque não conseguiu a vaga.

Muitas vezes é porque você não tinha um diferencial, aquele fator que faria você ser escolhido.

Será que você tá pensando nisso? Ou será que só tá se lamentando e xingando os outros, ficando de mimimi por aí?

Por que as pessoas lembrariam de você? Pensa nisso!