DM #27 – 1 erro que aumenta a pressão em um projeto

Tempo de leitura: 2 minutos

Existem muitos fatores que aumentam a pressão em um projeto, mas tem um que é muito comum e pouca gente consegue identificar.

E nesse episódio do Desenvolver Mindset eu falo sobre esse erro, e o que você pode fazer para evitá-lo – ou pelo menos reduzir a sua ação sobre o time. E você pode usar essa dica mesmo que não seja a pessoa que toma as principais decisões no projeto!

Depois de ouvir, deixa um comentário abaixo com a sua opinião, ela é importante pra que eu consiga saber se esse conteúdo foi útil pra você ou não.

Abraço!!

Principais insights desse episódio

Essa seção é uma transcrição dos insights mais importantes deste episódio, pra quem está sem tempo (ou sem saco) de ouvir tudo.

Uma das coisas que mais aumenta a pressão em um projeto é o prazo.

Você só consegue fazer uma avaliação de prazo baseado na informação que tem naquele momento. Quando você dá um prazo lá no começo do projeto, a informação que tem é muito macro, o percentual de assertividade desse prazo provavelmente vai ser muito baixo.

A assertividade dos seus prazos aumenta de acordo com a quantidade de informação que você tem. Quanto mais informação tiver, mais assertivo vai ser.

A gente demora muito entre olhar a atividade e ver o que fazer, e fazer ela de fato. No final da cadeia, quando você tem todas as informações, é muito mais fácil de dar o prazo.

Esse é o grande erro: a gente acha que precisa ter todo o planejamento pra começar a fazer alguma coisa.

Ter mais tempo pra fazer a análise não vai te dar uma assertividade maior.

É por isso que os métodos ágeis tentam diminuir o tempo entre o requisito e a execução.

O Agile tem um nome muito legal pra isso, que é Work In Progress (WIP) que é sobre limitar a quantidade de trabalho em progresso.

O ideal é que você corte essas etapas de análise em pedaços menores.

O maior erro que aumenta a pressão em um projeto é não limitar o trabalho em progresso na etapa de análise, na etapa de montar cronogramas.